12 de mar. de 2011

As 7 Artes e o selo!

   1ª Arte - Música (som):  A música (do grego MOUSIKÉ, “relativo às Musas, às artes”. De MOÚSA, “Musa”) é uma forma de arte que se constitui basicamente em combinar sons e silêncio seguindo, ou não, uma pré-organização ao longo do tempo. É também uma prática cultural e humana e uma forma de linguagem ou expressão que se utiliza da voz e instrumentos musicais entre outros artifícios. A música, é considerada a primeira arte e se concentra na utilização e percepção do som! Ouça! Sinta a música!



    2ª Arte - Dança (movimento): A Dança (do Latim DANSARE, com origens anteriores pouco definidas) é a arte de mexer o corpo, através de uma cadência de movimentos e ritmos, previamente estabelecidos (coreografia), ou improvisados (dança livre), criando uma harmonia própria. Geralmente associada à música, envolve a expressão de sentimentos potenciados por ela. Mas, não é somente através do som de uma música que se pode dançar, pois os movimentos podem acontecer independente do som que se ouve, e até mesmo sem ele. Dance!
 


     3ª Arte - Pintura (cor); origem Indo-Européia PIG, PEIG, passando pelo Sânscrito PINKTE, “pinturas”, PINGERE em Latim. Este verbo queria dizer “embelezar, enfeitar, pintar” A pintura refere-se genericamente à técnica de aplicar pigmento a uma superfície, a fim de colori-la, atribuindo-lhe matizes, tons e texturas. O elemento fundamental da pintura é a cor. Atualmente o conceito de pintura pode ser ampliado para a representação visual incorporando as características dos elementos que são próprios da pintura, como a cor, a luz e o desenho. Pinte!



     4ª Arte - Escultura (volume); do Latim, “esculpir” era SCULPERE, uma variante de SCALPERE, “riscar, escavar”, é a arte que representa imagens plásticas em relevo total ou parcial, a arte de moldar ou talhar determinados materiais criando volumes e formas. Esculpa! Molde! Talhe!



     5ª Arte - Teatro (representação);do grego THÉATRON , THÉASTHAI queria dizer “ver, olhar” e theaomai - "olhar com atenção", "perceber", "contemplar". THÉATRON, uma estrutura aberta para representações, “o lugar para ver”, "o lugar para contemplar", é a arte de bem representar, onde uma história (não necessariamente escrita) e seu contexto se fazem reais  e verídicos pela montagem de um cenário e a representação/interpretação de atores em um palco, para um público de espectadores. Com o auxílio de dramaturgos ou de situações improvisadas, de diretores e técnicos, o espetáculo tem como objetivo apresentar uma situação e despertar reações e sentimentos no público.  Veja! Contemple!



     6ª Arte - Literatura (palavra); vem do Latim LITTERIS, “Letras”, LITTERA, "Letra ". Literatura pode ser definida como a arte de criar e recriar textos, de compor ou estudar escritos artísticos; o exercício da eloquência e da poesia; o conjunto de produções literárias de um país ou de uma época; a carreira das letras, um conjunto de saberes ou habilidades de escrever e ler bem, que se relaciona com as artes da gramática, da retórica e da poética. Por extensão, se refere especificamente à arte ou ofício de escrever de forma artística. Um texto é literário, quando consegue produzir um efeito estético. O texto literário é, portanto, aquele que pretende emocionar e que, para isso, emprega a língua com liberdade e beleza. "A Literatura, como toda arte, é uma transfiguração do real, é a realidade recriada através do espírito do artista e retransmitida através da língua para as formas, que são os gêneros, e com os quais ela toma corpo e nova realidade". (COUTINHO, Afrânio). Escreva! Leia!



     7ª Arte - Cinema (integra os elementos das artes anteriores mais a 8ª arte - Fotografia (imagem). do grego: KINEMA, "movimento". O cinema (ou cinematografia), é a abreviação de cinematógrafo... A origem do nome "cinema" vem do fato de que o cinematógrafo, historicamente, foi o primeiro equipamento utilizado para o registro e exibição de filmes. Por metonímia, a palavra também pode se referir à sala de espetáculos onde são projetadas obras cinematográficas. Cinema inclui a técnica de projetar imagens para criar a impressão de movimento, bem como uma arte e a indústria cinematográfica. As obras cinematográficas (mais conhecidas como filmes) são produzidas através da gravação de imagens do mundo com câmeras, ou pela criação de imagens utilizando técnicas de animação ou efeitos visuais. Os filmes são feitos de uma série de imagens individuais chamadas fotogramas. Quando essas imagens são projetadas de forma rápida e sucessiva, o espectador tem a ilusão de que está ocorrendo movimento. A cintilação entre os fotogramas não é percebida devido a um efeito conhecido como persistência da visão, pelo qual o olho humano retém uma imagem durante uma fração de segundo após a fonte ter sido removida. Os espectadores têm a ilusão de movimento devido a um efeito psicológico chamado movimento beta. Como forma de registrar acontecimentos ou de narrar histórias, o Cinema é uma arte que geralmente se denomina a sétima arte, desde a publicação do Manifesto das Sete Artes pelo teórico italiano Ricciotto Canudo em 1911. 



    Atualmente,  incluem-se outras formas expressivas também consideradas artes:
  8ª Arte - Fotografia (imagem);
  9ª Arte - Banda desenhada (cor, palavra, imagem);
  10ª Arte - Jogos de Computador e de Vídeo (alguns jogos integram elementos de todas as artes anteriores somado a 11ª, porém no mínimo, ele integra as 1ª, 3ª, 4ª, 6ª, 9ª arte somadas a 11ª desde a Terceira Geração dos Videogames);
  11ª Arte - Arte digital (integra artes gráficas computorizadas 2D, 3D e programação).



O selo
É um "agrado" entre blogueiros.




Esse selo eu ganhei da Harah Nahuz, do blog:
http://www.dancaharah.blogspot.com/


E agora, devo presentear 10 blogueiros com o selo: Lari (Tudo por um Livro), Rogério Rinaldi (Só brincos), Karine (O diário da Louca), Renato (Nitro Informática), Jackie (Mundo da Jackie), Leo (Imaginando Criatividade), Leo Mad (Madness), Harah Nahuz (Haridades), André (Escritos Imorais), Simone (Cotidiano).
Como reza a tradição, os blogueiros deverão vir aqui buscar a imagem do selo, depois escrevam de quem ganharam o selo e 7 coisas sobre vcs (temático ou não) e escolham 10 blogueiros para presentear com o selo! Espero que gostem!

10 comentários:

  1. Olá, Juliana.


    Gosto de divulgar meu blog no Orkut justamente por estes momentos. Encontrar blogs preciosos como o seu. Não que eu esteja pedindo, mas esse selo combinaria bem com o que eu gosto de escrever...

    Parabéns,

    '@richardplacido

    ResponderExcluir
  2. Oi juliana...
    encontrei seu blog no imaginando criativade..e resolvi passar aqui para dar uma olhada..e por sinal, gostei muito..o post meus seguidores meus leitores é 10..
    criei um blog há poucoo..passa lá..e se gostar me segue tambem!
    http://wwwcaleidoscopio.blogspot.com/
    beijos

    ResponderExcluir
  3. Arte é tudo!
    Em todas as suas formas,a expressão!
    Maravilhoso seu post,adorei!
    E obrigada pelo selo :)
    bjsss

    ResponderExcluir
  4. Oi Ju,
    Estou super alegre com essa indicação. Muito obrigada pelo carinho.
    Vou levar um tempinho pra cumprir a tarefa, creia-me, para eu pensar em 7 coisas sobre mim.
    sucesso. beijos
    e vamos continuar com esse contato, tá.

    ResponderExcluir
  5. Olá, Juliana!
    Gostei muito do seu blog!
    Tô seguindo.

    Dá uma passadinha no meu, segue também.

    http://www.lira-flor.blogspot.com/

    BeijinhOs")

    ResponderExcluir
  6. Oiii nossa gostei tanto do texto da descrição do blog.. PARABENS!! já estou te seguindo se puder me seguri também: http://simplismenteedanny.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Olá... também me interesso muuuito pelo mundo das artes. Já estou seguindo, espero que me siga também!
    http://jehfiorindo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Juliana,
    Desculpe a demora em agradecer o selo é que a correria é grande...Eu postei o selo presenteando os 10 blogs em seguida que você me mandou, acho que ficou legal as sete coisas sobre mim,se quiser olhe no post "Sete de Mim".
    Mais uma vez obrigado e desculpe pela demora.
    Beijos.

    ResponderExcluir